Zumbimória: um game para o desenvolvimento da memória visuoespacial

A memória visuoespacial pode ser preditora do bom desempenho das habilidades matemáticas e leitura/escrita. Quais tarefas que você utiliza para auxiliar no desenvolvimento desta habilidade em suas crianças?

A aprendizagem de leitura e matemática exige o pleno funcionamento de várias habilidades cognitivas e executivas, dentre elas a memória visuoespacial. É importante que tenhamos o entendimento que cada um de nós temos diferentes tipos de memória, sendo ativadas em diferentes regiões do nosso cérebro.

A memória visuoespacial, por exemplo, envolve a capacidade de lembrar local e/ou movimento dos objetos, aliado a percepção de suas cores e formas. Lembram o famoso jogo Genius? (lançado no Brasil em 1980).

imagem do jogo Genius

Nesse jogo, a criança precisava observar as sequências de cores mostradas no painel e em sequência clicar nos mesmos locais. Embora na época se divulgasse muito o fator atencional proposto pelo jogo, ele abrangia o treino da memória visuoespacial, que nos auxilia a entender conceitos e direções espaciais que são necessários para interagir com o mundo. Se nossa memória visuoespacial não estiver bem desenvolvida como iremos nos orientar por mapas, caminhos, trajetos? Ter bom desempenho em esportes, dança, coordenação motora ou equilíbrio?  Ou então como saberemos a diferença entre b, d, p, q? Além de que podemos confundir ma com am e assim por diante.

O desenvolvimento dela inicia-se cedo, por exemplo, o bebê ao tentar encaixar blocos, peças dentro de determinados espaços já está fazendo seus primeiros ensaios de memória visuoespacial, que irá se aprimorar com o passar dos anos, de modo a auxiliar a criança nas futuras aprendizagens escolares, tais como leitura, escrita, matemática. Para escrita de palavras, frases ou textos precisamos saber a posição das letras, seguir a estruturas das linhas, de modo a não se perder neste contexto. Ao fazer cópias do quadro é preciso reter os dados visualizados (localização das palavras) para transpor para o local de anotação.

Um aspecto interessante que se faz necessário ressaltar é que a leitura e escrita de uma única letra engloba diversos processos cognitivos, por exemplo, se olharmos nesta perspectiva:   l        3        a criança, em suas primeiras aprendizagens poderá dizer que é um “risco” (l) próximo a “duas ondinhas que estão em pé” (3); com o tempo ela aprende que a junção destes dois elementos formam uma letra: “B”, o qual ela poderá identifica-la em diversos contextos (obs.: estamos olhando sobre a perspectiva de memória visuoespacial, não focamos em nenhum método de alfabetização, o que demandaria outros aspectos de abordagem). A lembrança da forma desta letra B, é um dos elementos da memória visuoespacial, onde as crianças que recém iniciam o aprendizado das letras recorrem à orientação, a forma, associação de letras a símbolos, o som característico desta letra…Deste modo entendemos que a memória visuoespacial é um subconjunto da memória operacional que se envolve na recuperação de aspectos perceptivos, pictóricos e espaciais dos estímulos percebidos.

A Plataforma Educacional Neurons, mediante toda a importância que é ter uma memória visuoespacial bem desenvolvida, principalmente nos primeiros anos de alfabetização,  traz como recurso de intervenção o Jogo Zumbimória.

As crianças são convidadas a ajudar o personagem Axis a lembrar das imagens estampadas nas pedras, antes que os zumbis possam atacá-lo. Brincando com o recurso do lugar misterioso que é cenário de destaque para o treino de memória, o Zumbimória foi estruturado de modo a lembrar poucas informações ( 2 itens ) e em sequência ir aumentando esta capacidade, de modo a fazer com que a criança tenha “pílulas moderadas” para conseguir reter informações visuoespaciais.

O Zumbimória está disponível para os planos PRATA, OURO e DIAMANTE do Neurons , um game desenhado sob medida exclusivo para nossos assinantes. Ele se encontra dentro do ambiente de atendimento, basta você clicar no nome do paciente/aluno que irá atender, escolher o ZUMBIMÓRIA nos recursos de intervenção e clicar em abrir ambiente do usuário.

Dinamize seus atendimentos! Vem para cá, se jogue para aprender, invista em seu tempo e venha estudar todos nossos recursos!!!

Compartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram