Tecnologia e gamificação turbinam setting clínicos de aprendizagem de crianças

Clinica de atendimento psicopedagógico ganha nova fachada, games e novos sistema de avaliação on-line de habilidades e dificuldades de aprendizagem

Mesmo com as restrições e medidas de isolamento social impostas pela COVID-19, a psicopedagoga Hérvila Maria tem trabalhado de forma mais intensa como nunca. Sua agenda foi turbinada de novos pacientes em seu espaço terapêutico em Palmares, no estado de Pernambuco, graças ao uso da Plataforma Educacional Neurons.

Hérvila tem se especializado cada vez mais em conceitos de gamificação para se destacar no mercado e entregar de forma mais rápida e dinâmica resultados de seu trabalho para pais e escolas. Hoje ela é usuária do plano ouro da Plataforma Educacional Neurons e aplica avaliações de rastreio de uma forma muito mais rápida do que antes.


Com a possibilidade de atendimento remoto na plataforma, a especialista em dificuldades e transtornos de aprendizagem utilizada plataforma para interagir e interivir em tempo real com as crianças. “Nesse momento de pandemia, é muito importante os pais contarem com um suporte psicopedagógico com orientações sobre como lidar com os momentos e fases de alfabetização”, avalia Maria.

O ensino remoto imposto pela pandemia da covid-19 tem se mostrado um desafio para todos os níveis de ensino, mas, em especial, para a educação infantil, já que crianças pequenas têm mais dificuldade em se adaptar às atividades a distância. Um estudo prévio feito por pesquisadores da UFRJ em 77 escolas das redes públicas e privadas do país, mostrou, por exemplo, que muitas famílias não mantiveram contato com os professores de seus filhos durante a pandemia.

“Preservar o vínculo com a escola durante o ensino remoto é uma forma de manter o vínculo e interações com outras crianças, os professores e a escola, que são a base do trabalho da educação infantil. A Plataforma Educacional Neurons tem me auxiliado a manter nesse contato e parceria: estudantes, pais e escolas, do meu consultório”, afirma a psicopedagoga.

Pesquisadores da Holanda, por exemplo, realizaram um estudo que mostrou os impactos do ensino remoto sobre a aprendizagem de crianças. As perdas são bem significativas, especialmente em matemática.

O estudo comparou o desempenho de 350 mil crianças de 8 a 11 antes e durante o período de escolas fechadas. Esse estudo foi feito em um país rico, sem desigualdades sociais e acesso universal à escola e internet. Quando pensamos no Brasil, o cenário pode ser mais perturbador ainda.

Em sintonia com os achados e conclusões de pesquisas sobre dificuldades de aprendizagem, Hérvila destaca a importância de contar com recursos que façam uma identificação precoce das habilidades essenciais de aprendizagem das crianças.

A Plataforma Educacional Neurons é um programa completo que conta com avaliações gamificadas e sistema de avaliação on-line de 46 habilidades essenciais de aprendizagem para uso clínico e educacional.

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