NUMERANDO: o jogo que auxilia na habilidade de subitizing

Por Ana Lucia Hennemann

Um dos recursos de intervenção fascinante que a Plataforma Educacional Neurons apresenta é o NUMERANDO.

jogos games educacão
Capa do jogo Numerando

O subitizing é uma habilidade que permite que a criança realize estimar subitamente quantidades sem a possibilidade de fazer uso da contagem. Ou seja, os objetos são apresentados de modo rápido de modo a não possibilitar a estratégia de contagem verbal. Esta habilidade é fundamental para o desenvolvimento do senso numérico, onde inicialmente a criança subitiza por percepção (identifica rapidamente a quantidade de elementos num grupo) e posteriormente subitiza conceitualmente (emprega estratégias mentais para identificar os elementos de um grupo). Na subitização conceitual, ao se deparar por exemplo com um conjunto de oito elementos, ela pode em fração de milésimos de segundos perceber que há possibilidade de fazer agrupamentos: 4+ 4=8; 2+6=8; 3+5=8…

Crianças com dificuldades de aprendizagem podem apresentar prejuízos na habilidade de subitizar, apresentado inabilidade em estimativa simples que envolvem até 4 elementos, o que demanda a necessidade de estimulação com tarefas de treino cognitivo que envolvem desde atividades analógicas (tarefas com materiais concretos, cartões, folhas impressas, entre outros) quanto digitais (recursos tecnológicos, tais como games).

Analisando diferentes formas dos profissionais da educação e clínica estimularem as habilidades básicas relacionadas a área da matemática, a Plataforma Educacional Neurons (PEN) criou o jogo Numerando em três versões: Numerando e Estimando; Numerando e Comparando e Numerando e Relacionando.  o “Numerando e Estimando”… Focado na capacidade de subitização, o “Numerando e Estimando” foi minuciosamente estruturado para auxiliar as crianças que ainda não tem esta habilidade desenvolvida.

Nesta modalidade de jogo a criança será convidada pela Lina, nossa adorável personagem Neuron, a identificar rapidamente conjuntos onde há maior/ menor quantidades de peixes. O cenário do jogo ocorre no fundo do mar, repleto de bolhas de peixes que passarão rapidamente pela tela e a criança precisará identificar inicialmente onde há maior quantidade de peixes, sendo que conforme ela vai evoluindo no jogo, os desafios vão aumentando e a reportando a novos patamares.  

O jogo conta com recursos distratores, tais como onda marítima, peixes nadando entre as bolhas, situação esta que demanda maior foco atencional da criança. Auxiliando para que ela mantenha o foco nas atividades escolares, independentemente de todos os distratores que permeiam o contexto da aprendizagem, por exemplo, ao desenvolver qualquer tarefa escolar é muito importante saber “contornar” os diversos estímulos e se manter focado no desenvolvimento da atividade.

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