Esta simpática Neurons é a LINA que foi delineada para lembrar a MIELINA, que se trata de uma substância graxa, ou seja, uma camada de gordura que envolve os axônios de alguns neurônios, de modo a permitir que as informações sejam enviadas com maior velocidade e precisão.
A Lina foi desenhada para auxiliar as crianças a desenvolverem a ATENÇÃO, que é o processo cognitivo no qual seletivamente concentra-se o foco sobre um aspecto do ambiente, ignorando outros, ou seja, processo que se faz necessário a capacidade de selecionar, filtrar e organizar as informações (DALGALARRONDO, 2000). A atenção é parte integrante das funções executivas se constituem de várias habilidades cognitivas que necessitam ser desenvolvidas concomitantemente.
Deste modo, a atenção funciona como meio de direcionar recursos mentais para a informação e os processos cognitivos que estão em evidência, em um determinado momento (STERNBERG, 2010).
Quanto aos tipos de atenção, elencamos os três mais descritos:
Existem diversas definições e modalidades da atenção, que variam conforme alguns autores, no entanto ela pode ser regulada de duas formas: reflexa ou voluntária. A reflexa ocorre quando ocorre alguma novidade no ambiente (ex.: sinal anunciando o horário do recreio), a voluntária é a regulação feita por intermédio de processos cerebrais para que possamos alcançar algum objetivo. (COSENZA; GUERRA, 2011). Também há dois circuitos que regulam estas duas formas de atenção: a) circuito orientador e b) circuito executivo. O circuito orientador localiza-se no lobo parietal e faz com que o indivíduo consiga desligar seu foco atencional de um determinado estímulo para outro ponto, bem como de um sistema sensorial a outro. O circuito executivo localiza-se no lobo frontal e faz com que a atenção seja mais prolongada e iniba os estímulos distratores. (COSENZA; GUERRA, 2011). É importante que se tenha a compreensão de que o processo atencional necessita de autorregulação para que se tenha um bom funcionamento da aprendizagem. Este processo de autorregulação pode ser desenvolvido com práticas educativas que visam treinar a ativação de circuitos neurais específicos, visando minimizar os elementos distratores. Isto tudo pode ser aprendido através de ambientes estimuladores, os quais fazem com que os estudantes assumam um papel ativo nesta aprendizagem. Através do Projeto Neurons, na contemplação da personagem Lina serão propostos diversos jogos, ocorrendo em cenários diversificados, onde a criança irá treinar o seu foco atencional. As atividades atencionais estão pautadas na busca visual, ou seja, não nos propomos a ensinar o conteúdo, mas sim, o processo cognitivo necessário para que os conteúdos sejam aprendidos. A interação da criança com a Lina se dará nos seguintes jogos: Letroca, Numerando, Formas e Corrida Maluca.