LETROCA: atenção e controle inibitório na aprendizagem de letras

O aprendizado de letras vogais e consoantes por meio de um MARAVILHOSO jogo que treina a atenção e controle inibitório!

Você já parou para refletir o quanto a criança aprende e se desenvolve no meio do “caos”?

Por exemplo, o mundo não para de modo que ela possa aprender a sentar, a engatinhar, a falar, a andar…. Estas aprendizagens se dão enquanto as pessoas a sua volta estão vivendo o seu dia a dia, desempenhando as mais variadas funções cotidianas.

Há todo o processo do neurodesenvolvimento, aliado às interações como o meio (interno e externo), além de várias outras questões relacionadas às mais variadas teorias de aprendizagem.

Uma das grandes possibilidades de aprendizagem que provém dos games é a possibilidade de aprender através de tentativas permeadas entre erros e acertos. Como também, um jogo ser focado para o desenvolvimento de determinadas habilidades e proporcionar muitas outras…é aprendizagem no meio do “caos”.

Assim é o Jogo Letroca, onde  Lina, personagem da Plataforma Educacional Neurons, faz o convite para a criança a vir auxiliá-la a distinguir letras vogais de consoantes, maiúsculas de minúsculas…

Lina está abaixo de uma árvore frondosa, pelo que tudo indica deve ser na estação do outono, pois muitas folhas começam a cair e para surpresa de nossa personagem, há letras estampadas em algumas destas folhas.

O desafio da criança na fase inicial é clicar em folhas que contém letras vogais, porém as dificuldades vão aumentando recrutando processos cognitivos voltados a atenção e controle inibitório, em determinados momentos cairão folhas sem estampas de letras e em outros com estampas de letras… e quando chega a hora do vento muito forte, embaralhando todas as folhas, é o momento do córtex orbitofrontal se manter mais ativo.   

Além das letras vogais a criança passa por todo este processo com as consoantes, entretanto nas fases finais do jogo, haverá treino maior dos processos da atenção sustentada e alternada, pois duplas de letras maiúsculas e minúsculas estarão estampadas numa folha onde a criança deverá clicar naquela que corresponde a mesma letra.

E é neste “caos” de folhas caindo, vento muito forte, letras bailando pela tela do computador que nossas crianças são desafiadas, estimuladas e contempladas com a aprendizagem…

Vai lá, se “jogue para aprender”, entra rapidinho na Plataforma Educacional Neurons e confere todo “caos” que é este jogo!

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