Jogos que elevam o nível de atenção em crianças com TDAH

O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) se caracteriza por uma combinação de dois sintomas: desatenção e hiperatividade-impulsividade. As crianças são consideradas como “avoadas”, vivendo no “mundo da lua” e geralmente “estabanadas”. Estas características se associam as dificuldades na escola e relacionamento com as demais crianças, pais e professores.

Crianças com TDAH têm dificuldades em executar tarefas, especialmente aquelas cujo sucesso depende de uma sequência orquestrada de passos.

EstrategicaMENTE é um jogo digital que auxilia crianças com TDAH na medida em que o jogo exige o planejamento de estratégias para que os níveis sejam concluídos com êxito. Além de planejar, o jogador deve compreender a interação complexa estabelecida entre os inúmeros objetos em cena.

capa do jogo EstrategicaMENTE, desenhado sob medida para trabalhar habilidades de planejamento com as crianças.

Não é um jogo agitado cujos elementos se deslocam freneticamente na tela. Pelo contrário, tudo é estático e pode ser observado o tempo que for necessário pelo jogador para resolver o problema. Esse é um ponto forte que conta muito a favor do uso deste game por crianças com TDAH.

Fase 4 do jogo EstrategicaMENTE disponível na Plataforma Educacional Neurons. No jogo, os jogadores devem organizar os brinquedos do Soma. No segunda versão do jogo, o jogador não visualiza as silhuetas, aumentando o nível de desafio.

O jogo combina os princípios da física em um ambiente divertido e familiar. Logo nos primeiros níveis, o jogador será capaz de compreender o objetivo, bem como a natureza física dos elementos interativos. As crianças serão capazes de identificar, por exemplo, o papel da gravidade, a maneira em que os objetos se movem, e conceitos como inércia e fricção.

Jogos de quebra-cabeça requerem especial atenção aos detalhes, às estratégias de planejamento e ao poder preditivo para prever e executar ações. Estas habilidades são difíceis de serem dominadas pelas crianças com TDAH, devido à necessidade constante de novos estímulos. No entanto, a experimentação com os diversos elementos interativos pode vir a satisfazer os desejos de estímulos associados à descoberta e resolução de problemas.

Conheça a Plataforma Educacional Neurons

Compartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram