Funções Executivas na PEN

Quer saber por que a Plataforma Educacional Neurons (PEN) promove o desenvolvimento das Funções Executivas?

Uma das funções mais estudadas pelas neurociências, englobam um conjunto de habilidades essenciais para a aprendizagem, as funções executivas. Através destas, conseguimos lidar com situações diferenciadas ou inesperadas. Digamos que você precise chegar a algum compromisso em 30 minutos e tendo este tempo devidamente calculado se depara com o pneu furado… Neste momento, pessoas que tem suas funções executivas bem desenvolvidas irão criar estratégias para resolver a situação. Porventura, o que aconteceria se as funções executivas deste indivíduo não estivessem bem trabalhadas?

 Toda essa situação inusitada nos faz recrutar diversas habilidades cognitivas para solucionar um problema, e ,caso futuramente esta mesma situação venha a ocorrer, já saberemos o como lidar com ela, evitando desse modo uma sobrecarga das funções executivas.

Estas funções são primordiais para a aprendizagem acadêmica e crianças estão em pleno desenvolvimento delas, que tem como base: a memória operacional, flexibilidade cognitiva e controle inibitório. Elas nos ajudam a organizar as informações, gerenciar o tempo, agir adequadamente e concluir as etapas para atingir uma meta.

Para realizar qualquer atividade necessitamos do pleno desenvolvimento de nossas Funções Executivas.

Contudo, não nascemos com estas funções, mas vamos desenvolvendo-as desde a mais tenra idade, por exemplo: o bebê ao iniciar a engatinhar, não consegue ter ainda flexibilidade cognitiva, de modo a contornar obstáculos. Do mesmo modo, ele pode evidenciar momentos de birra, pois seu controle inibitório precisa ser muito estimulado (e isto pode levar alguns anos). Aprendizagens que envolvem a repetição de processos, mesmo que simples, englobam memória operacional, e esta também requer tempo para ser desenvolvida. Sabe-se que o grande auge do desenvolvimento das funções executivas permeia entre 4 a 8 anos de idade. Por isso a importância do brincar, das interações sociais, de rotinas, de interagir com personagens que estimulem a criança a aprender.

E essa interação pode ser encontrada na Plataforma Educacional Neurons (PEN), que apresenta monstrinhos alienígenas que vem à Terra resgatar suas joias do saber. Contudo, eles precisam contar com o auxílio das crianças para mediar todo este processo. E dessa forma a criança ao ensinar, passa a ser o agente de sua própria aprendizagem.

Através da PEN todas as crianças podem melhorar suas funções executivas.

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