Glia, nossa personagem Neurons é muito tagarela e precisa desenvolver habilidades de CONTROLE INIBITÓRIO, o qual auxiliará as crianças a criar estratégias para que isso seja alcançado. Ela faz menção às Células Glias ou Neuróglia, que se trata de um conjunto células que auxiliam os neurônios. O significado de glia é cola, ou seja, são células que se fixam nos neurônios auxiliando no processo de mielinização.
“A inibição nos permite uma medida de controle sobre nossa atenção e nossas ações, ao invés de simplesmente sermos controlados por estímulos externos, por nossas emoções, ou hábitos mentais ou comportamentais enraizados.” (DIAMOND, 2013; VIEIRA, 2019)
Através do controle inibitório precisamos nos autorregular quanto aos nossos pensamentos, palavras ou ações. Por exemplo: quando temos uma tarefa escolar para ser executada, precisamos nos concentrar na mesma e “vigiar” nossos pensamentos para que fiquem divagando em outras situações que não condizem com a tarefa em questão. Do mesmo modo, temos que controlar nossas palavras, de modo a não falar aquilo se deve em determinadas situações. Bem como, inibir nossas ações (impulsividade: bater em pessoas, comer compulsivamente, entre outros).
A interação da criança com a Glia se dará no jogo Ecoverna!
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Referências Bibliográficas:
ABREU, Neander. Avaliação Neuropsicológica. Porto Alegre: Artmed, 2018.
COSENZA, Ramon. GUERRA, Leonor. Neurociência e Educação: como o cérebro aprende. Porto Alegre: Artmed, 2011.
STERNBERG, Robert. Psicologia Cognitiva. Porto Alegre: Artmed, 2010.
VIEIRA, Ludmila. HENNEMANN, Ana L. Controle Inibitório e Aprendizagem. Censupeg, 2019. Disponível em: https://cutt.ly/iukR7jn