Entenda os subsistemas da memória operacional.

Axis é o personagem Neurons cuja composição de seu nome lembra os “AXÔNIOS” que são prolongamentos dos neurônios responsáveis por auxiliar na condução da informação a ser transmitida a outros neurônios.

Na perspectiva das funções executivas, o Axis irá interagir com as crianças de modo a ajudar no treino e/ou desenvolvimento da MEMÓRIA OPERACIONAL. que é o processo cognitivo que tem a função de armazenar e manipular a informação por determinado período, visando selecionar, analisar, conectar, sintetizar e resgatar as informações já aprendidas fazendo conexão com as informações novas. (ABREU, 2018). Para melhor eficácia do desempenho da memória operacional, 4 subsistemas (imagem abaixo) serão ativados: Executivo central, alça fonológica, esboço visuoespacial e buffer episódico.

O Executivo central é o subsistema ao qual se subordinam os outros três e são por ele recrutados quando necessários. Ele é responsável pelo processamento cognitivo das informações e pela capacidade de atenção e não possui especificidade para tipos de estímulos. Realiza armazenamento temporário de informações e possui grande responsabilidade pela integração temporal e pela manipulação das diferentes informações com importância imediata.   A estrutura crítica envolvida em sua função é o córtex pré-frontal dorsolateral. (CRUZ-RODRIGUES; LIMA, 2015)

A alça fonológica organiza-se de forma temporal e sequencial, codificando informações fonéticas, mantendo-as por curto período e reciclando-as por meio de um subcomponente, a alça articulatória, executada pelo córtex pré-motor suplementar e área de Broca. É por meio da alça articulatória que há reverberação dos estímulos fonológicos, permitindo que não se percam tão facilmente e mantendo-os mais tempo na Memória Operacional (MO).(CRUZ-RODRIGUES; LIMA, 2015)

O esboço visuoespacial codifica conteúdos visuais e espaciais e possui dois modos de reverberação: movimento implícito dos olhos e reverberação baseada na atenção. As estruturas críticas envolvidas neste subsistema são os lobos pré-frontal inferior direito, occipital anterior e parietal posterior direito enquanto para sua reverberação, a principal estrutura é o córtex pré-motor, que age integrado com os lobos já descritos. (CRUZ-RODRIGUES; LIMA, 2015)

O Buffer episódico, sistema de capacidade limitada responsável pelo armazenamento temporário de informações contidas em um código multimodal, capaz de agrupar as informações provindas dos sistemas subsidiários e da Memória de Longo Prazo (MLP) com a Memória Operacional (MO), tendo papel fundamental no processo de “lembrança” e trazendo as memórias de longo prazo para a de curto prazo, a fim de que possam ser manipuladas. (CRUZ-RODRIGUES; LIMA, 2015)

Este entendimento é importante, pois quando se trata de memória operacional precisamos ter o entendimento que se faz necessário treino tanto visual, auditivo e integrador, de modo a manipular as informações provindas de diferentes regiões cerebrais.

Através da PEN (Plataforma Educacional Neurons), na contemplação do personagem Axis serão propostos diversos jogos, ocorrendo em cenários diversificados, onde a criança irá treinar atividades envolvendo a Memória Operacional (MO), através de atividades visuais, auditivas e integradoras.  

A interação da criança com o Axis se dará nos seguintes jogos: Memória Animal, Maremática, Zumbimória.

Se interessou pela possibilidade de treinar memória com o auxílio do Axis? Entre na PEN e venha usufruir de 30 dias gratuitos dos nossos recursos…

Referências Bibliográficas:

ABREU, Neander. Memória. In: MALLOY- DINIZ, Leandro et al.  Avaliação Neuropsicológica. Porto Alegre: Artmed, 2018

COSENZA, Ramon. GUERRA, Leonor. Neurociência e Educação: como o cérebro aprende. Porto Alegre: Artmed, 2011.

CRUZ-RODRIGUES, Camila. LIMA, Ellen Marise. Memória: conceitos, avaliação e intervenção de seus subsistemas na infância e na adolescência. In. DIAS, Natália. MECCA,Tatiana. Contribuições da neuropsicologia e da psicologia para intervenção no contexto educacional. São Paulo, Memnon, 2015

DALGALARRONDO, Paulo. Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais. Porto Alegre: Artmed, 2000.

STERNBERG, Robert. Psicologia Cognitiva. Porto Alegre: Artmed, 2010.

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