Discriminação visual e o processo de alfabetização.

Para que a criança consiga se alfabetizar é o necessário um bom desenvolvimento de várias habilidades que darão suporte para a identificação de fonema(som) e grafema(letras). Por exemplo, para a aprendizagem de fonemas a discriminação auditiva e a consciência fonológica se mostram como habilidades de extrema importância. Do mesmo modo, na identificação de grafema a discriminação visual é a base de toda aprendizagem.

Crianças com inabilidades na discriminação visual podem já na educação infantil demonstrar dificuldades na resolução de quebra-cabeças, não identificar atributos /cor/tamanho dos blocos lógicos o que se estende a demais objetos. Portanto, caso não tenham uma intervenção eficaz, ao ingressarem no ensino fundamental podem apresentar dificuldades em: – confundir letras que tenham grafias similares; – inverter palavras na hora de copiar ou escrevê-las ( lobo/bolo, preto, perto); – reconhecer e recordar palavras que vê; – não encontrar letras ou palavras quando está realizando caça-palavras; – perder-se no meio da leitura; – a letra pode se mostrar muito pequena/grande ao escrever no caderno. Além de que todas dificuldades também se fazem presentes nas habilidades matemáticas.

Para auxiliar nestas situações a identificação precoce em quais as reais inabilidades da criança é um fator relevante Levando em considerações todos os entornos que uma boa discriminação  visual pode proporcionar a criança, a Plataforma Educacional Neurons criou a ARPEN (Avaliação de Rastreio da Plataforma Educacional Neurons) que possui a avaliação de 7 domínios cognitivos, onde a ROTA TURQUESA, faz a mensuração da discriminação visual.

Dentro desta rota, temos as avaliações a seguir compostas das seguintes tarefas: – discriminação visual (- 5 tarefas de identificar: maior/menor; mais alto/ mais baixo; cheio/vazio;

– orientação visuoespacial (5 tarefas de Identificar direção (ir para cima, ir para baixo), lateralidade (esquerda, direita), noções de perto/longe); -percepção figura-fundo (5 tarefas de identificar objetos entre outros);

– percepção visual semântica (- 5 tarefas de identificar semelhanças semânticas)

– análise e síntese (5 tarefas identificar noção do TODO para as PARTES)

– rotação visual.( 5 tarefas de analisar a posição dos objetos).

Ao todo a rota turquesa apresenta 30 tarefas para rastrear as habilidades visuais, sendo que a mesma é feita num ambiente interativo, com a presença de um personagem Neuron dialogando com a criança. No final da avaliação é emitido um gráfico e relatório de desempenho.

Para acesso aos recursos da Rota Turquesa o clinico ou educador precisa fazer um plano pago discriminado na plataforma. Há a versão teste, porém contemplando outras áreas de avaliação. Para saber mais acesse: https://clickneurons.com.br/plataform/

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