Avaliação de rastreio on-line: dinamizando os atendimentos clínicos e educacionais

A avaliação de rastreio no contexto educacional é uma possibilidade de diminuir o baixo rendimento escolar para muitos estudantes na educação básica!

A agilização de atendimentos clínicos, provindos da área da saúde, contam com o recurso de triagem. Neste processo, antes do paciente chegar ao médico ele passa por um rastreio onde é averiguado como se encontra o seu estado de saúde, ou seja, é uma classificação qualitativa preliminar que oportuniza verificar quem necessita de um atendimento mais emergente, daquele que pode esperar ou se encontra em plenas condições de saúde.

Na área da educação, temos inúmeras crianças que “peregrinam” durante muitos anos esperando o tão sonhado atendimento com o especialista. São casos que na educação infantil já mostram sutilmente que algo não está bem. No primeiro ano, apresentam dificuldades em aprender as palavras chaves, [mas tudo bem, ainda há tempo…, afinal cada criança tem seu tempo…o problema é discernir o fator tempo de aprender para quais processos cognitivos e executivos já deveriam estar bem estimulados ].  No segundo ano, a fluência na leitura de palavras básicas e cálculos simples não fazem parte do repertório das crianças com dificuldades e no terceiro ano, parece que o “cada um tem seu tempo” não condiz mais com a situação…..Quanto tempo isso vai continuar? E se lá no final da educação infantil ou no primeiro ano estas crianças tivessem passado por uma avaliação de rastreio?

A oferta desta modalidade de atendimento para o contexto educacional é de grande valia, pois permitiria ter uma visão mais ampla de quais crianças e em quais aspectos necessitam de maior estimulação.  Sendo que, dentro do contexto institucional contamos com profissionais (neuropsicopedagogo institucional, psicopedagogo, orientador entre outros) que podem realizar avaliações de rastreio de modo a identificar precocemente crianças que apresentam baixo rendimento escolar (B.R.E.). A aplicação do rastreio se dá de modo coletivo e requer todo um preparo profissional para correção e tabulação de todos os dados. É um trabalho laborioso que demanda muito investimento em termos de disponibilidade de tempo.

Esse mesmo percurso de coleta de dados, correção e tabulação é prática comum nos atendimentos clínicos. Aliada a escrita de relatórios com a descrição de todo raciocínio clínico do caso atendido.

Em média, praticamente todo o processo de tabulação de dados, análise do caso, escrita do relatório contabiliza muito mais do que 1 horário de atendimento.

Procurando auxiliar de forma mais eficiente, a Plataforma Educacional Neurons, oferta a ARPEN (Avaliação de Rastreio da Plataforma Educacional Neurons), que se trata de um recurso que  possibilita o rastreio de 7 domínios cognitivos (memória de aprendizagem, atenção, planejamento, visuais, gerais, habilidades matemáticas e leitura/escrita) e junto a eles a visualização de um gráfico radar e um relatório de desempenho.

Vista superior do guarda-chuva da aprendizagem dos Neurons. O programa Neurons avalia 46 habilidades essenciais de aprendizagem distribuídas em 7 domínios cognitivos.

Para cada domínio cognitivo serão realizados rastreios diferenciados, gráficos exclusivos daquela área e relatório de desempenho em tempo real. Por exemplo: o profissional poderá optar por determinada sessão fazer avaliação do domínio cognitivo da Memória de Aprendizagem, para isso ele clicará na “Rota Azul” e iniciará o processo de rastreio das habilidades de: Memória visual imediata;  Memória auditiva imediata; Memória visual tardia; Memória auditiva tardia; Memória visuoespacial; Memória de reconhecimento visual e Memória de reconhecimento auditivo.

O rastreio online não exime o profissional de interagir com o avaliado, pois em todas as questões propostas haverá um personagem Neuron perguntando a criança se ela entendeu sua missão. Deste modo o profissional aplicador, antes que permita que a criança clique em sim, pode solicitar a ela que explique quais as ordens solicitadas. No entanto, como em qualquer outra avaliação analógica, nenhuma dica deve ser fornecida no momento da resposta, de modo a se ter um gráfico de desempenho fidedigno.

A Rota Azul, exemplificada aqui também exige que o aplicador em determinados momentos faça o registro online de algumas das questões propostas, tais como número de objetos lembrados na memória visual de reconhecimento e na memória auditiva de reconhecimento.

Exemplo de uma tarefa da rota azul que realiza o rastreio da memória

Findada a sondagem, basta clicar em ENVIAR e ir ao registro de atendimento a criança verificar a computação dos dados inseridas no gráfico de desempenho, além de emissão de um relatório com o raciocínio clínico já descrito.

A avaliação de rastreio de cada domínio cognitivo pode ser concluída em menos de 30 minutos, e de praxe o profissional recebe orientações de quais games poderá utilizar para estimular a aprendizagem daquele caso em específico.

Exemplo de um dos 7 tipos de relatórios clínicos gerados na PEN

Como podemos perceber a avaliação de rastreio online é um recurso que dinamiza o atendimento e poderá dar indicadores de quais habilidades requerem uma avaliação mais acentuada. Quer experimentar?

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