Seu consultório clínico é gamificado?

Como profissional da área clínica e professora em estágios clínicos tenho como hábito trazer a reflexão sobre quais motivos que fazem com que pacientes venham para clínica neuropsicopedagógica. Dentro desta lógica podemos ter o entendimento de que embora o profissional da clínica não atue diretamente na instituição escolar, ele também não tem como deixar de acompanhar todos os processos que se correlacionam com a educação e a aprendizagem.

Sendo que os novos cenários tanto do contexto institucional quanto do clínico rumam para processos de personalização, gamificação e trilhas de aprendizagem. Deste modo, como o contexto escolar já está se apropriando destes saberes e construindo novas formas de interagir com os alunos na busca de melhoras na aprendizagem, volto minha escrita para clínicos com o seguinte questionamento: – seu atendimento clínico é Gamificado? Ou você tem uma ideia limitada de que gamificação é somente uso de jogos virtuais?

Certo dia me deparei com uma live onde o profissional ofertava a proposta do ensino da gamificação para clínicos, como era assunto de meu interesse, me inscrevi no programa ofertado e qual não foi minha decepção quando vieram “tarefas de listar sites que ofertavam jogos online para uso na clínica”, deixa que explico melhor, vieram trilhas de email com a indicação de alguns sites de jogos virtuais para que clínicos pudessem fazer uso.

Gamificação é muito mais do que uso de jogos virtuais trata-se da exploração de níveis de engajamento do sujeito, que no caso seria o paciente, para a promoção da aprendizagem, ou seja, buscar elementos baseado em jogos que o levem a ter motivação e persistência para aprender. Um dos exemplos que menciono frequentemente é que uma das minhas pacientes queria tanto ajudar um de nossos personagens Neurons a recuperar uma das joias do saber voltadas à leitura que combinou com a mãe, acionar um alarme no celular para que cada vez que ele tocasse, ela dedicasse alguns minutos para o treino da habilidade em leitura.

Aqui foram apenas breves pinceladas de alguns tópicos que abordamos no curso Consultório Clínico Gamificado, neste curso trazemos os conceitos relacionados a gamificação, ensinamos como fazer uso da gamificação na prática clínica, além de conceder 3 meses gratuitos de uso da Plataforma Educacional Neurons, para que o clínico vivencie todas as abordagens propostas no curso.

E, então, vamos gamificar seu atendimento?

Compartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram