Soma é o personagem Neurons de cor azul, baixinho e com um corpo meio retangular, seu nome faz menção ao corpo celular do neurônio, local onde estão guardadas as informações vitais desta célula. Cada neurônio apresenta um único axônio por onde as informações eferentes são enviadas, mas no entanto, há os dendritos que são estruturas ramificadas que recebem as informações provindas de outros neurônios e o soma integra estas informações. (STERNBERG, 2000)
Na perspectiva das funções executivas, o personagem Soma irá auxiliar as crianças a desenvolverem a ORGANIZAÇÃO/ PLANEJAMENTO, habilidades que demandam imensa complexidade cognitiva, pois envolvem estratégias de traçar o passo a passo da execução de tarefas, de modo a torná-las mais funcionais. Concluir um objetivo demanda, desde a definição das melhores formas para alcançá-lo, bem como, organizar os materiais ou sequências a serem seguidas, autorregular o nosso comportamento, flexibilizar ações, caso forem necessários. A organização/ planejamento abrange dois componentes mais básicos:
Estas habilidades de pré-planejamento e planejamento “on-line” citadas por MALLOY-DINIZ(2015) foram muito exploradas por PIAGET, durante suas pesquisas com crianças, sendo que nos livros “Tomada de Consciência”(1974) e “Fazer e Compreender”(1974) temos um vasto repertório de exemplos de tarefas, realizadas através do “método clínico”, onde as crianças deveriam descrever as ações de como executá-las e quais os resultados que seriam obtidos, somente após esta narrativa as tarefas eram colocadas em prática e se faria a análise se o planejamento mental correspondia a ação executada.
Através do Projeto Neuron, na contemplação do personagem Soma serão propostos diversos jogos, ocorrendo em cenários diversificados, onde a criança irá treinar atividades envolvendo Planejamento e Organização
A interação da criança com o Soma se dará nos seguintes jogos: Quebra-gelo, Labirinto mágico e Estrategicamente.
Referências Bibliográficas:
ABREU, Neander. Avaliação Neuropsicológica. Porto Alegre: Artmed, 2018.
MALLOY-DINIZ, Leandro. O exame das funções executivas. In Avaliação Neuropsicológica. Porto Alegre: Artmed, 2015.
PIAGET, J. [1974] A Tomada de Consciência.São Paulo: Melhoramentos/EDUSP, 1975;1978
PIAGET, J. [1974] Fazer e Compreender. São Paulo: Melhoramentos/EDUSP,1978.
STERNBERG, Robert. Psicologia Cognitiva. Porto Alegre: Artmed, 2010.