Fique mais flexível interagindo com o Chuan

Chuan é o personagem Neurons que faz menção às Células de Schwann, que se trata de células responsáveis pelo processo de mielinização e dessa forma protegem os neurônios do sistema nervoso periférico formando uma capa protetora aos redor dos axônios.

A Flexibilidade Cognitiva engloba pensamentos, palavras e ações!


Na perspectiva das funções executivas, Chuan irá auxiliar as crianças a desenvolverem a FLEXIBILIDADE COGNITIVA, que é a capacidade que as pessoas têm em alterar o comportamento perante as situações cotidianas; poderíamos usar a expressão “pensar em rotas alternativas”, pois quando nos vemos diante uma situação que já tentamos resolvê-la de determinado modo e não obtivemos êxito, se faz necessário utilizar novas estratégias. Essa mudança de perspectiva pode ser na dimensão espacial (quando pensamos em objetos, imagens) e também intersubjetiva (quando nos colocamos no lugar do outro para analisar determinada informação) (MALLOY-DINIZ, 2018).
A flexibilidade cognitiva auxilia as crianças na interação social, pois ela auxilia na compreensão de regras de condutas, antecipar possíveis comportamentos ou reações emocionais, além de desenvolver o pensamento criativo. Ao desempenhar alguma atividade a criança precisa aprender a monitorar, autorregular e modificar suas estratégias para obter um bom desempenho; contudo, a inflexibilidade cognitiva pode levar a criança a desenvolver comportamentos estereotipados e perseverativos.
Através do Projeto Neuron, na contemplação do personagem Chuan serão propostos diversos jogos, ocorrendo em cenários diversificados, onde a criança irá treinar atividades envolvendo a Flexibilidade Cognitiva, através do jogo Chuan na Floresta Encantada.

Referências Bibliográficas:

MALLOY- DINIZ, Leandro.  Avaliação Neuropsicológica. Porto Alegre: Artmed, 2018.

STERNBERG, Robert. Psicologia Cognitiva. Porto Alegre: Artmed, 2010.

Compartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram