Funções Executivas

Helena comprou uma TV de 65”. Quando a transportadora chegou, ela ficou muito empolgada. Mas logo essa empolgação foi substituída por uma frustração, pois a TV era tão grande que não cabia no espaço reservado para ela.

Quem nunca? E o mais importante, o que faltou aqui?

infográfico sobre as funções executivas

No desempenho de qualquer tarefa se faz necessário um conjunto de habilidades e capacidades que nos permitem realizar ações para a conclusão da mesma, chamamos isso de funções executivas (FEs). Por exemplo se necessitamos escrever um bilhete a alguém, se faz necessário desde a organização de objetos para a escrita até a seleção do conteúdo a ser inserido. Outro exemplo: o indivíduo precisa ir ao mercado comprar os alimentos para a semana, então será necessário: identificar quais produtos devem ser comprados, a forma de pagamento, o como irá transportá-los até sua residência, onde irá armazenar tais alimentos. Tudo isso requer “identificação de metas, planejamento de comportamento e a sua execução e monitoramento do próprio desempenho até que o objetivo seja consumado”. (COSENZA; GUERRA, 2016, p. 87)

As funções executivas (FEs) nos dão condições para elaborar nossos pensamentos de modo a adaptá-los aos estímulos, antecipar ações futuras e mudar planos caso ocorram imprevistos, por isso elas possibilitam nossa interação com o mundo frente às mais diversas situações que encontramos. Faz com que desempenhamos uma tarefa global (tanto de curto quanto de longo prazo) ao mesmo tempo que executamos várias outras subtarefas que necessitam ser distribuídas no tempo de forma organizada e mantidas na memória operacional até que a meta final se concretize. (COSENZA; GUERRA, 2016).

A região pré-frontal possui três circuitos neuronais responsáveis pela coordenação destas funções executivas: orbitofrontal, dorsolateral e medial. Na orbitofrontal, localizada na porção inferior do cérebro, logo acima da órbita, se mostra responsável pela avaliação dos riscos e inibição de respostas inapropriadas. A dorsolateral situa-se na parte externa do cérebro e através dela ocorre o planejamento do comportamento, a flexibilização das ações e o funcionamento da memória de trabalho. Na superfície medial do cérebro juntamente com a porção mais anterior do giro do cíngulo está o circuito medial, responsável pelo automonitoramento, a correção dos erros e o fenômeno da atenção.

Todos indivíduos necessitam ter pleno funcionamento de suas funções executivas para êxito nas tarefas, no entanto devemos lembrar que estas funções se desenvolvem gradualmente ao longo da infância e da adolescência, pois o córtex pré-frontal responsável pela coordenação das funções executivas tem “maturação lenta e continua se modificando significativamente até a adolescência por meio de processo como ramificação de dendritos e a formação e a eliminação de sinapses”. (COSENZA; GUERRA, 2011, p. 92)

É na primeira infância que as funções executivas precisam ser bem estimuladas, pois elas são primordiais não apenas para a vida familiar e social, mas sim para as questões acadêmicas, tais como aprendizagem de leitura escrita e matemática.

Fica o convite para que você venha conhecer a PEN e saber como podemos auxiliar no desenvolvimento das funções executivas.

Referências Bibliográficas:

COSENZA, R.M. GUERRA, L. Neurociência e Educação: como o cérebro aprende. Porto Alegre: Artmed, 2011.

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